Imagem capa - Batizados em tempos de pandemia por Luanna Teixeira Cabral

Batizados em tempos de pandemia

A pandemia chegou e atrasou e/ou cancelou o sonho de muita gente, não é mesmo? Mas alguns eventos foram apenas adiados, como é o caso do batismo.
Uma cerimônia que está presente na vida de muita gente e que geralmente é realizada nos primeiros meses dos bebês. Mas nesse momento está sendo realizada com bebês um pouco maiores e até mesmo crianças com mais idade.



"VOU PODER TIRAR A MÁSCARA?"
A pergunta que mais recebo ultimamente das mães que vão batizar seus filhos é se durante a cerimônia ela e os convidados poderão tirar as máscaras. A resposta é: não. A pandemia ainda não acabou, e portanto, devemos seguir a risca todas as medidas de segurança determinadas pela OMS, e uma delas é o uso da máscara. Variando de igreja para igreja, em determinados momentos é possível tirar a máscara apenas para as fotos em família.



"MAS AS FOTOS FICAM FEIAS COM A MÁSCARA"
A minha opinião é de que não ficam feias. A fotografia de batizado é uma fotografia documental, portanto estamos retratando o acontecimento daquele evento. A máscara é uma medida de segurança que faz parte do nosso cotidiano atual, sendo assim é certo de que ela estará presente nesses registros. Há momentos que podem ser controlados durante a fotografia, que são as fotos em família. Esses retratos podem ser feitos em ambiente externo à igreja e também sem aglomeração, sendo possível tirar as máscaras. O que eu sugiro para que as máscaras não chamem mais a atenção do que os convidados e bebês, é que utilizem máscaras em cores claras, já que em batizados, geralmente, usam-se roupas brancas e com tons claros.



VOU BATIZAR MEU BEBÊ JÁ GRANDE
Como dito anteriormente, por ser uma cerimônia que foi adiada, os bebês estão sendo batizados já maiores. Então a tendência é de que eles reclamem na hora da água na cabeça. Para isso, você mãe e pai, podem ir acostumando seu bebê a esse ritual alguns dias antes da cerimônia. Mas não se preocupe se seu bebê chorar na hora, pois isso é normal!




A quantidade de convidados foi reduzida, variando de igreja para igreja. Lembrando que é possível também marcar uma cerimônia individual, assim você não terá contato com outras pessoas, mas para isso o custo com a igreja tende a ser mais caro.

E aí, está planejando o batizado do seu filho/a? Ou já fez o batizado durante a pandemia? Conte sua experiência nos comentários. Lembrando que tudo o que foi dito aqui, é baseado em minhas experiências como fotógrafa de batizado nesse período de pandemia.